6 TERMOS USADOS NAS SESSÕES QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

por Edimarlon Oliveira Campos publicado 07/06/2018 14h15, última modificação 07/06/2018 14h12

Questão de Ordem

É usada, pelo vereador, para solucionar uma dúvida sobre a interpretação do Regimento Interno ou sobre outras normas, geralmente numa questão prática durante a Sessão.

Exemplo:

“Questão de Ordem, senhor presidente. Quanto tempo dura um aparte? Eu tenho que aceitar todo aparte solicitado?”

Aparte

Interrupção do orador por outro para indagação ou comentário sobre a matéria em debate. O aparte pode durar no máximo 2 minutos e precisa ser autorizado pelo orador.

Pequeno Expediente

Acontece logo no inicio da Sessão. É nele que acontece a leitura ata da sessão anterior, leitura de documentos enviados pelo Prefeito, breve comunicação dos Líderes sobre assuntos de relevância municipal, é dado conhecimento ao Plenário sobre os projetos que deram entrada na Casa, à leitura das indicações apresentadas pelos Vereadores e apresentação de requerimentos verbais.

Grande Expediente

O Grande Expediente vem logo após o pequeno expediente e é o momento onde o vereador pode discursar, durante 10 minutos, sobre um tema livre.

Ordem do Dia

É a pauta da sessão. Nela aparecem quais matérias serão apresentadas, discutidas e votadas. Se for o caso, também mostra outras programações para a sessão como o caso da Tribuna Livre.

Tribuna Livre

Momento destinado a qualquer cidadão para discutir um tema de interesse público. O discurso é de até 10 minutos e deve ser solicitado com 3 dias de antecedência.