Câmara Municipal de Jaru adere ao novo Portal .leg

por Interlegis — última modificação 17/06/2015 09h18
Interlegis: Um grande avanço do Poder Legislativo
Câmara Municipal de Jaru adere ao novo Portal .leg

Câmara Municipal de Jaru

A Câmara Municipal de Jaru lança Portal do Legislativo, Atendendo a Lei 10.527/2011 "Lei do acesso a informação", e também traz informações das sessões plenárias ao cidadão jaruense, o Portal aderiu a nova tecnologia de domínios .leg criada pelo senado federal para identifcar os sites do legislativo Brasileiro. o mesmo ja está em funcionamento, porém em fase de edição pelos servidores da Câmara.

O Interlegis é um programa desenvolvido pelo Congresso Nacional, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), de modernização e integração do Poder Legislativo nos seus níveis federal, estadual e municipal e de promoção da maior transparência e interação desse Poder com a sociedade. Os meios utilizados são as novas tecnologias de informação (Internet, videoconferência e transmissão de dados), que permitem a comunicação e a troca de experiências entre as Casas Legislativas e os legisladores e entre o Poder Legislativo e o público, visando aumentar a participação da população no processo legislativo.

Portal Modelo

Logotipo do Portal Modelo

O Portal Modelo é uma customização do CMS Plone que fornece um portal completo para uma Casa Legislativa, com arquitetura de informação padronizada e pronto para receber conteúdos. Ele inclui ainda várias ferramentas e funcionalidades que facilitam o trabalho de uma instituição pública e a tornam aderente a padrões e leis brasileiras. Conheça as Casas Legislativas que usam o Portal Modelo.

Principais Características

Transparência

Entre as ferramentas que o Portal Modelo disponibiliza às instituições públicas estão o sistema de transparência, que permite a publicação de dados de prestação de contas exigidos pela Lei da Transparência ou Lei Complementar 131, de 27 de maio de 2009 que alterou a redação da Lei de Responsabilidade Fiscal, exigindo a publicação de informações contábeis e fiscais em tempo real na internet. O que é publicado também fica disponível ao cidadão como dados abertos através de uma API em formato JSON.

Ouvidoria

Outra ferramenta que o Portal Modelo fornece é o ambiente de ouvidoria, que permite ao cidadão estabelecer contato com o parlamento e acompanhar a sua solicitação. Esse recurso também atende a Lei de Acesso à informação (Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, que regulamenta o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas), gerando número de protocolo para acompanhar o trâmite e receber os arquivos e informações solicitadas.

Multimídia

Vídeos e áudios das sessões legislativas podem ser publicados, bem como, os principais serviços de multimídia (fotos, vídeos, áudios, streaming) existentes na internet podem ser embutidos e publicados no site.

Mídias Sociais

Integração com as principais de mídias sociais e recursos de interação com os cidadãos também são destaque no Portal Modelo, tornando-o uma excelente ferramenta de comunicação e diálogo com a comunidade local e os cidadãos interessados em participar dos debates e decisões que lhe afetam.

Intranet

O Portal Modelo traz inclusa também a Intranet Modelo, uma intranet que pode ser instalada dentro do site e que contém várias ferramentas que facilitam a gestão dos documentos e informação da instituição, facilita a comunicação e a interação entre os funcionários, gerenciamento de projetos e atividades da casa, publicação de informações institucionais úteis e áreas de entretenimento e confraternização, que ajudam a melhorar a organização do trabalho diário de um órgão público.



Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.