Resumo da 10ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jaru

por Edimarlon Oliveira Campos publicado 24/04/2018 09h55, última modificação 24/04/2018 14h18
2 indicações e 6 projetos de lei foram aprovados

Nesta segunda-feira (23) aconteceu na Câmara Municipal de Jaru a 10ª Sessão Ordinária.

Indicações Aprovadas

Duas indicações do vereador Ademir Motorista (SD) foram aprovadas pelos parlamentares. O parlamentar usou a tribuna no pequeno expediente para discursar sobre suas indicações ao poder executivo. Na primeira indicação o parlamentar sugere a recuperação da Rua Maranhão em toda a sua extensão, e na segunda indica a execução de um tapa-buraco na Linha 605.

Aprovado em 1ª votação

Seis projetos de lei foram aprovados pelos vereadores em primeira votação, todos eles visando abertura de crédito adicional:

10 mil oitocentos e trinta e seis reais para atender o Fundo Municipal de Saúde nas Ações de Implementação da V Campanha Nacional de Hanseníase, Verminose, Tracoma e Esquistossomose que será realizado no exercício de 2018.

299 mil novecentos e setenta reais visando a aquisição de equipamentos e materiais permanentes para a Unidade de Saúde do Distrito de Tarilândia.

94 mil quatrocentos e cinquenta reais e vinte centavos em atendimento a Portaria 3.992/2017 que estabelece dois blocos de financiamento dos repasses do SUS, sendo Bloco de Investimento e Bloco de Custeio.

5 mil reais vindo em vista a construção de um toldo no centro de Saúde Dr. Apolinário Gomes da Silva.

100 mil cento e vinte e um reais e sessenta e quatro centavos objetivando a aquisição de equipamento e material permanente para o Hospital Municipal Sandoval de Araújo Dantas.

24 mil novecentos e sessenta e um reais e quarenta e oito centavos para o Fundo Municipal de Saúde.

Grande Expediente

Já no grande expediente o parlamentar Orlando Costa dos Anjos (PV) utilizou a tribuna para pedir desculpas à população de Jaru que não escutou a sessão passada através da radio Interativa FM por causa de uma falha técnica na gravação da sessão na Câmara, dessa forma, o parlamentar relembrou o que foi discutido na sessão passada, disse que na 9ª Sessão Ordinária fez um requerimento pedindo esclarecimentos ao diretor do Gerenciamento Municipal de Trânsito (Gentran) sobre o transito de Jaru, e sobre o pagamento de documentos dos veículos da frota municipal. O requerimento do vereador foi reprovado na Sessão anterior.

O vereador Josemar Figueira (PT) usou os 10 minutos do grande expediente para agradecer aos parlamentares e ao prefeito por ter sancionado a lei de sua autoria que inclui cultura local nos concursos municipais.

Paulo Pereira Sampaio (PSDB) disse que deseja que a Casa de Leis volte a discutir o projeto de lei conhecido como Ficha Limpa Municipal e que seja aprovado com as devidas alterações.

Ilson Félix (PV) questionou o vereador Josemar Figueira (PT) sobre uma proposta de lei do deputado Lazinho da Fetagro (PT). O vereador Josemar disse que o projeto do deputado Lazinho visa o incentivo ao reflorestamento, dando ao agricultor condições para repovoar a vegetação de certas áreas importantes para o meio ambiente.

Edmar Parlote (DEM) agradeceu o secretário de infraestrutura, Jeverson Lima, pelas indicações atendidas. Sobre o projeto Ficha Limpa Municipal o vereador disse que observou pessoas dizendo que os parlamentares que votaram contra o projeto são "fichas sujas", o vereador argumentou que o projeto não seria bom para o servidor, nem para o produtor rural, informou ainda que um politico não pode participar das eleições se tiver ficha suja, e isso é devido a lei federal de iniciativa da população.

A 10ª Sessão Ordinária pode ser ouvida na integra por meio do link: https://goo.gl/sR1He3