Câmara homenageia Escola Agrícola e Associação Jaruense de Autistas
Na manhã desta segunda-feira(09) duas instituições receberam homenagens da Câmara Municipal de Jaru: a Associação Jaruense do Autista(AJA) e a Escola Família Agrícola Dom Antônio Possamai. As moções de aplausos foram aprovadas em sessões anteriores por unanimidade.
A Associação Jaruense do Autista (AJA) nasceu para trabalhar em prol dos autistas de Jaru, foi fundada em Jaru em 17 de maio de 2019. Segundo o presidente da Associação, Jaru é o primeiro município no estado de Rondônia que conseguiu instituir a carteirinha do autista. Representaram a AJA , durante a sessão solene, o seu presidente, Wisley Machado, e a Vice-presidente, Leidiane Lima. A moção de aplausos, uma iniciativa da vereadora Professora Damiana(PSB), foi entregue à equipe da AJA durante a sessão.
Durante a sessão, homenagem de autoria do vereador Rafael Lopes(MDB) foi entregue também ao Diretor da Escola Escola Família Agrícola, Milton Pinhate, e a demais representantes da EFA. Em reconhecimento aos trabalhos prestados em prol da educação no campo. Um aluno do EFA, Gabriel Aurélio, explicou que a pedagogia da alternância surgiu em 1935 na França, e que as EFAs são formadas de pequenos grupos de agricultores preocupados com a formação geral, social e profissional de seus filhos, adaptada à realidade onde residem, ou seja, permite que o jovem estude e atue sobre a sua propriedade. Fundada em 15 de março de 2005, com apoio do sindicato dos trabalhadores rurais e associações rurais, nasceu então a Escola Agrícola Dom Antônio Possamai. Nessa perspectiva oferece o curso de técnico de nível médio em Agroecologia, contribuindo para a elevação dos serviços prestados à sociedade, oferecendo aos jovens do meio rural a oportunidade de retornar a sua propriedade e transformar em empreendimento rentável economicamente, proporcionando aos jovens de Jaru e região, um ambiente educativo fundamentado nos princípios agroecológicos e de responsabilidade, liberdade, participação, cooperação, voltados para o bem comum. Tendo presente uma educação em que as famílias se tornam protagonistas da própria formação em uma relação constante de diálogo com a escola.
Confia a Sessão na íntegra: