Resumo da 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jaru

por Edimarlon Oliveira Campos publicado 28/05/2018 15h45, última modificação 28/05/2018 16h27

Na manhã desta segunda-feira (28) acorreu, na Câmara Municipal de Jaru, a 15ª Sessão Ordinária.

Discurso dos parlamentares:

Orlando Costa dos Anjos (PV) – No pequeno expediente o vereador Orlando (PV) falou sobre a escola Juscelino Kubitschek, que fica na linha 617. Segundo o parlamentar desde a construção da escola, na década de 90, ela permanece sem a proteção de um muro. Depois de mais de 20 anos vem uma emenda no valor de R$ 140 mil para a construção do muro da instituição de ensino, oferecendo segurança àquela comunidade.
Já no grande expediente o vereador cobrou honestidade na veiculação de informações a respeito da Câmara Municipal e seus vereadores. Afirmou que essa emenda para construir o muro da escola foi uma das várias que vieram para Jaru graças ao pedido dos vereadores. Declarou que essa é uma informação que é ocultada quando se veicula uma matéria parcial e sem a devida contextualização por uma parte da mídia jaruense.
A emenda para as melhorias na escola foi um pedido do vereador ao deputado Anderson do Singeperon.

Josemar Figueira (PT) – No grande expediente o parlamentar parabenizou a classe dos caminhoneiros pela iniciativa e pelo protesto ordeiro e pacífico, que chama atenção de todos os países do mundo para a discussão sobre a tributação no Brasil. Na oportunidade o parlamentar criticou quem aproveita da situação para lucrar com o estado calamitoso aumentando os preços dos produtos.

Ilson Félix (PV) – O vereador Ilson (PV) parabenizou a organização do congresso do Círculo de Oração da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Jaru.

O parlamentar também demonstrou apoio à manifestação feita pelos caminhoneiros e disse que a sociedade quer que o preço do combustível diminua.

Paulo Pereira Sampaio (PSDB) – O vereador Paulão do Esporte (PSDB) agradeceu ao deputado Marcelino (PRP) por atender a solicitação feita pelos vereadores de Jaru com o objetivo de adquirir uma ambulância para atender a comunidade de Tarilândia. Segundo o vereador junto com ele estava o vereador Renato Cabeleireiro (PSDB) solicitando a emenda para a ambulância.
O parlamentear criticou a ação de anônimos que queimaram recentemente uma ponte de madeira em Tarilândia, o vereador argumentou que parte da madeira poderia ser reaproveitada e agora isso não será mais possível, o que tornará ainda mais custoso o processo da reforma.

Ademir Motorista (SD)No grande expediente o parlamentar parabenizou o movimento dos caminhoneiros dizendo que eles são trabalhadores guerreiros.

Relação dos projetos discutidos e aprovados pelos vereadores nesta 15ª Sessão Ordinária. As propostas de lei aprovadas em primeira votação terão nova votação nas próximas sessões legislativas.

Projetos aprovados em Primeira Votação:

Projeto de Lei n. 2.436 de autoria do Poder Executivo Municipal que autoriza o Poder Executivo a abrir no orçamento vigente crédito adicional especial no valor de 404 mil, 200 reais que tem como objetivo a execução do programa Qualifica Brasil.

Projeto de Lei n. 2.437 de autoria do Poder Executivo Municipal que autoriza o Poder Executivo a abrir no orçamento vigente crédito adicional especial no valor de 182 mil e 600 reais, para aquisição de uma ambulância tipo B para transporte inter-hospitalar de pacientes para atender o Hospital Municipal Sandoval de Araújo Dantas.

Projeto de Lei n. 2.438 de autoria do Poder Executivo Municipal que autoriza o Poder Executivo a abrir no orçamento vigente crédito adicional especial no valor de 306 mil, 333 reais e 33 centavos para aquisição de um micro-ônibus destinado ao transporte inter-hospitalar de pacientes para atender o Hospital Municipal Sandoval de Araújo Dantas.

Projeto de Lei n. 2.439 de autoria do Poder Executivo Municipal que autoriza o Poder Executivo a abrir no orçamento vigente crédito adicional especial no valor de 182 mil e 600 reais para aquisição de uma ambulância tipo B para atender o Distrito de Tarilândia.

Projeto de Lei n. 2.440 de autoria do Poder Executivo Municipal que autoriza o Poder Executivo a abrir no orçamento vigente crédito adicional especial no valor de 140 mil, 105 reais e 72 centavos na unidade orçamentária Secretaria Municipal De Educação Cultura Esporte E Lazer.

Projetos aprovados em segunda votação:

Projeto de Lei nº. 2.403 de autoria do Executivo Municipal que institui a Escola de Governo, a lei visa treinamento e capacitação de agentes públicos no Município de Jaru.

Projeto de Lei n. 2.404 de autoria do Poder Executivo Municipal que institui o Diário Oficial Eletrônico do Município De Jaru/RO.

Projeto de Lei n. 2.405 de autoria do Poder Executivo Municipal que concede isenção do Imposto Predial E Territorial Urbana – IPTU e do Imposto Sobre Transmissão De Bens Imóveis - ITBI nos empreendimentos habitacionais de interesse social denominados: Residencial Jardim Europa e Residencial Primavera.

Projeto de Lei nº. 2.418 de autoria do Executivo Municipal que dispõe sobre a concessão de benefícios eventuais no município de Jaru.

Projeto de Lei nº. 2.422 de autoria do Executivo Municipal que revoga o artigo 3º e 4º da lei 2.071/GP/2016.

Projeto de Lei n. 2.434 de autoria do Poder Executivo Municipal que autoriza o Poder Executivo a abrir no orçamento vigente crédito adicional especial para aquisição de equipamentos e materiais permanentes para o Hospital Municipal Sandoval de Araújo Dantas, Centro de Saúde Carlos Chagas, Centro de Saúde Alfredo Amabile e Posto de Saúde Professora Julia Rafael do Nascimento Gomes.

Projeto de Lei n. 328 de autoria do Vereador José Claudio Gomes Da Silva que considera de utilidade pública a Associação Dos Kartistas De Jaru (AKJ).