Curso de Máquinas Pesadas promove qualificação profissional em Jaru

por Edimarlon Oliveira Campos publicado 30/05/2023 13h23, última modificação 30/05/2023 13h23

A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Jaru e a Prefeitura Municipal uniram esforços para promover um curso de qualificação profissional na área de máquinas pesadas. No último domingo, dia 28, foram realizadas as aulas práticas desse curso, que contou com a participação de diversos interessados em aprimorar seus conhecimentos e habilidades nesse segmento.

A iniciativa foi organizada em parceria com a vereadora Professora Damiana e a escola Qualifica Cursos, com o apoio da Prefeitura Municipal por meio do Programa de Qualificação Profissional. O objetivo principal do curso é oferecer uma oportunidade de capacitação na operação de diferentes tipos de máquinas pesadas, visando preparar os participantes para o mercado de trabalho e proporcionar novas perspectivas profissionais.

As aulas práticas do curso abrangeram uma variedade de máquinas pesadas, incluindo empilhadeira, motoniveladora, trator agrícola, pá-carregadeira, retroescavadeira e escavadeira hidráulica. Essas são máquinas amplamente utilizadas em setores como construção civil, agricultura e logística, e possuem uma demanda crescente por profissionais qualificados.

Durante as aulas, os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre as características e funcionalidades de cada máquina, além de receber orientações práticas sobre operação, segurança e manutenção. A qualificação profissional é essencial para o desempenho seguro e eficiente dessas atividades, garantindo a preservação da integridade física dos operadores e o bom funcionamento dos equipamentos.

A vereadora Professora Damiana expressou seus parabéns a todos os participantes do curso, ressaltando a importância dessa oportunidade de qualificação profissional. Ela também agradeceu a parceria estabelecida com a escola Qualifica Cursos e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão Social e Promoção da Cidadania (Seminsp), que viabilizaram a realização desse curso.

A qualificação profissional é um elemento fundamental para o desenvolvimento da cidade e o fortalecimento da economia local. Ao oferecer cursos como esse, a Câmara Municipal de Jaru e a Prefeitura Municipal demonstram seu compromisso em investir no potencial humano e proporcionar oportunidades de crescimento para a comunidade.

Essa ação conjunta entre a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Jaru e a Prefeitura Municipal reforça o comprometimento das instituições em promover a igualdade de gênero e a inclusão social por meio da qualificação profissional. Ao capacitar mulheres e homens em áreas estratégicas, como a operação de máquinas pesadas, busca-se ampliar as oportunidades e romper barreiras históricas, contribuindo para uma sociedade mais justa e equitativa.